Usar demais o celular pode te fazer engordar; veja o limite

0

Quanto tempo por dia você passa com o celular na mão? Os celulares têm estado cada vez mais presente na rotina das pessoas, incluindo crianças e adolescentes.

Porém, o aparelho que até então tinha como objetivo facilitar a comunicação e as tarefas do dia a dia, tem se mostrado prejudicial à saúde quando não utilizado com cautela.

Estudos já apontaram problemas de saúde mental e física ligados ao uso de dispositivos móveis.

Porém, um novo estudo apresentado no ACC Latin America Conference 2019, notou que o uso por mais de cinco horas de aparelhos celulares está relacionado ao aumento do risco de obesidade em cerca de 43%.

Tempo de uso no celular

A análise foi feita com 1.060 alunos da Universidade Simon Bolivar, na Colômbia, e foi realizada entre junho e dezembro de 2018.

Entre eles, 700 eram mulheres com idade média de 19 anos e 360 homens de 20 anos.

Durante o tempo da pesquisa, os alunos que utilizaram o celular por mais de 5 horas aumentaram seu risco de obesidade em 43%. Além disso, 26% dos participantes que estavam com excesso de peso e outras 4,6% que eram obesas gastavam mais de cinco horas por dia em seu smartphone.

Maus hábitos alimentares

O estudo também notou que pessoas que usavam o telefone por esse período ou mais, tinham duas vezes mais chances de serem menos ativas fisicamente e de consumir mais bebidas açucaradas, fast foods e doces. Porém, a pesquisa encontrou apenas uma associação entre os dados e não uma ligação de causa e efeito.

Obesidade no Brasil

No Brasil, a obesidade afeta mais da metade (cerca de 54%) da população, e o número tem aumentado progressivamente.

Os dados são da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

A estimativa é de que em 2025 haja aproximadamente 700 milhões de adultos com obesidade no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os números são bastantes preocupantes em relação à saúde pública e à taxa de mortalidade, já que a obesidade pode causar outras doenças potencialmente fatais – como diabetes e infarto.

Perigos do celular

Celular na hora de dormir está ligado a depressão em adolescentes

Deixe seu comentário